O chamado "dia para alterações da rotina na escola" teve por objectivo principal apresentar à comunidade escolar os conceitos artísticos da Arte Conceptual, Land Art e Body Art.
Assim, a actividade concretizou-se com os seguintes trabalhos:
- Escultura a gesso – 9º4
- Teias de aranha
- Leite derramado “CSI”
- “Jardins suspensos”
- "Locais “Interditos”
- “Árvore da sabedoria”
- Portas duplas
- Corda surpresa
- Escultura frontal (fachada)
- E outros trabalhos plásticos
- Pintura do corpo
Estes trabalhos foram realizados em grupos, durante as aulas de Educação Visual dos 8º anos e ultimados no fim-de-semana que antecedeu a sua apresentação. Tive a colaboração de alguns alunos, durante esse período, num número pouco significativo, devido ao facto de terem que se deslocar à escola num período não lectivo.
Foi feita a documentação fotográfica dos trabalhos, tal como é presumível nestas tendências artísticas, uma vez que são trabalhos efémeros.
Na apresentação da Body Artl tivemos a colaboração de alguns alunos do 12º6, na pintura do corpo.
As reacções da comunidade escolar foram previsíveis; em espanto, em questões que levantaram sobre cada trabalho, em criticas apresentadas que demonstraram os objectivos alcançados na sua essência; dinamizar a escola obrigando a comunidade educativa a participar na apresentação dos vários trabalhos plásticos.
Neste contexto, pudemos ainda, inferir que os alunos participantes desfrutaram de uma participação mais dinâmica e divertida que a disciplina de Educação Visual pôde proporcionar.