terça-feira, 9 de março de 2010

6ª Edição das Masterclasses Internacionais em Física de Partículas


.

Relatório da Actividade

No passado dia 20 de Fevereiro, 8 alunos que frequentam a disciplina de Física do 12º ano participaram na 6ª Edição das Masterclasses Internacionais em Física de Partículas, que se realizaram no Departamento de Física da Universidade de Coimbra.
As Masterclasses em Física de Partículas são uma actividade realizada a nível internacional sendo organizadas pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) em parceria com os Institutos e Universidades participantes. Tem como principal objectivo mostrar aos alunos o tipo de actividades que são desenvolvidas na Física Experimental de Partículas e promover os Institutos e Universidades onde se realizam.
Durante a manhã os alunos participaram em duas palestras, dinamizadas pelo Dr. João Carvalho e pelo Dr. Filipe Veloso, ambos investigadores do CERN, onde foram ensinados os fundamentos da Física de Partículas e as técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos.
Por volta das 12.00 h, foi oferecido um almoço nas instalações universitárias a todos os participantes, onde houve oportunidade de conviver com alunos e professores de outras escolas.
Durante a tarde as actividades decorreram nos Laboratórios de Informática, onde foi fornecido aos alunos um conjunto de imagens de acontecimentos reais, adquiridos no LEP (CERN), sendo solicitada a sua análise e classificação por categorias (decaimentos hadrónicos, e+/e-, mu+, mu-, etc.). Os resultados foram discutidos em vídeo-conferência com outros grupos de visita a outras Universidades Portuguesas aderentes ao evento nesse dia e com dois investigadores presentes no CERN. Seguiu-se depois um questionário dirigido a todos os participantes, também em vídeo-conferência.
Após a distribuição de prémios e certificados de participação foi oferecido a todos os participantes um lanche.
Esta foi uma actividade bastante enriquecedora para os alunos, que se sentiram autênticos cientistas por um dia, alargando os seus conhecimentos numa área da Física bastante actual, como é a Física das partículas. Os alunos revelaram grande interesse, curiosidade e vontade de saber, pelo que os objectivos desta actividade foram alcançados
.


Os Professores:

João Tremoço
Anabela Fernandes