segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Cinefalco- Uma experiência que muda vidas...

Perdida, num corredor vazio, de passagem quase inacessível, encontra-se uma pequena porta que dá acesso a um grande mundo: O Mundo do Cinema.
É lá, numa pequena sala escura que decorrem as deslumbrantes sessões do Cinefalco, abrilhantadas pelo entusiasmo, sempre presente, do nosso estimado professor António Luís Ribeiro.
Na escola, a Físico-Química, a Matemática, a Geografia, a História,... ensinam-nos, diariamente, o que necessitamos para construir um suposto futuro bem sucedido, enquanto que no Cinefalco aprendemos a (sobre)viver na sociedade actual.
É o cinema, que tem a poderosa e fantástica capacidade, de através de meios aparentemente simples, transmitir pensamentos profundos, de tornar visível aquilo que muitas vezes não veríamos de outra forma, de nos mostrar aquilo que já não existe, o que existe actualmente e o que ainda não existiu na realidade.
Foi deste modo, que após algumas sessões no Cinefalco, ver um filme deixou de ser uma atitude, passiva para se tornar num privilegiado exercício de interrogação, de procura, de reflexão.
Apesar de as obras apresentadas, dos seus realizadores e dos seus protagonistas serem o ponto fulcral das sessões, toda a essência do Cinefalco se deve, indubitavelmente, ao professor Luís Ribeiro.
Através da sua paixão pelo cinema e pelo conhecimento, mas também por via da sua admirável dedicação aos alunos que se mostram dispostos a aprender, o nosso querido professor consegue enraizar em nós a verdadeira alma de cinéfilos, fazendo-nos voar mais alto e olhar mais longe.
E por todas estas razões de uma coisa temos certeza: aquelas incansáveis tardes de quarta-feira ficarão para sempre marcadas para toda a nossa vida.


Patrícia Abreu 12º4
Tânia Simões 12º8