quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

AAAPF



Foi no dia 19 de Abril de 2006, que se constituiu a Associação dos Antigos Alunos, Professores e Funcionários do Liceu D. João III /Escola Secundária José Falcão, na presença Sr. Director Regional de Educação do Centro, Dr. José Silva; do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e antigo aluno do Liceu D. João III, Dr. Carlos Encarnação; do Sr. Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária José Falcão, Dr. Etelvino Rodrigues; do Sr. Presidente da 'Comissão Executiva das Comemorações' dos 170 anos do Liceu de Coimbra e dos 70 anos do Liceu D. João III / Escola Secundária José Falcão, Dr. Jorge Carvalho; do representante dos antigos alunos, Sr. Álvaro Perdigão e do representante dos antigos funcionários, Sr.ª D.ª Fernanda Fonseca.
Cumpre porém realçar todo o empenho, dedicação e saber jurídico demonstrados pelo Presidente do Conselho Executivo da Escola, Dr. Etelvino Rodrigues. Fica-se-lhe a dever a elaboração dos Estatutos, o desencadear de todos os procedimentos no sentido da constituição da Associação e o acto solene da escritura notarial pública.

OBJECTIVOS DA ASSOCIAçãO
Foi apoiada na experiência cultural do 'Projecto Cultural na Escola' e na dinamização do Programa de 'Coimbra, Capital Nacional da Cultura 2003' que fui buscar as lições para atingir os objectivos desta Associação, e que estão consignados nos Estatutos (Artigo 4.º):
a) Manter, consolidar e vivificar os laços que unem os seus antigos alunos, professores e funcionários;
b) Implementar actividades de carácter cultural, artístico, desportivo, recreativo e social, dentro e fora da Escola, visando a aproximação intergeracional dos seus membros;
c) Promover o estudo, preservação e divulgação da história deste centenário estabelecimento de ensino e sua relação com a cidade e o país;
d) Contribuir para o engrandecimento e prestígio do Liceu D. João III / Escola Secundária José Falcão;
e) Colaborar com a Escola Secundária José Falcão e com os poderes instituídos em tudo o que seja consentâneo com os fins da Associação."
A Associação é... está na Escola:
- a sede é na Escola;
- os associados são antigos elementos da Escola;
- o seu historial (a génese, o desenvolvimento) constituiu-se na Escola;
- o seu grande objectivo é a aproximação entre os seus membros e a ligação intergeracional de pessoas que têm em comum a pertença à Escola.
No centro da Associação, sempre a Escola Liceu D. João III ou Escola Secundária José Falcão a escola de ontem, mas também a escola de hoje.
Sabemos que a interligação Liceu/Escola com as pessoas é uma realidade e há que a assumir por inteiro. As parcerias, os protocolos e os acordos são imprescindíveis, quer com a autarquia e a universidade, quer com associações afins e grupos/organismos culturais e artísticos bem como com os órgãos de comunicação social local, regional e nacional. A Associação deverá ser um organismo activo, integrador, intergeracional, dentro de uma perspectiva enriquecedora.
Dra Palmira dos Santos Albuquerque
Professora aposentada do 8.º Grupo B e Presidente da "Comissão Instaladora"