quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Formação de Professores


A Escola Secundária José Falcão, antigo Liceu Normal D. João III, tem sido pólo de formação e de profissionalização de professores, durante largas décadas. Neste estabelecimento de ensino, passaram várias gerações de estagiários e de formandos, acompanhados por orientadores pedagógicos dedicados, exigentes, disponíveis no seu profissionalismo, que percorreram com eles o trilho sinuoso do estágio pedagógico.
Duas professoras acederam ao convite de deixar o seu depoimento sobre as vivências e experiências colhidas, nessa fase tão marcante da carreira profissional. Do mesmo modo, duas orientadoras fizeram uma evocação do tempo em que acompanharam a formação pedagógica em modelos diversificados, segundo os decretos que a foram regulamentando - contribuindo assim para uma visão plurifacetada da orientação/ supervisão, nesta Escola, que abriu as suas portas a muitos núcleos de estágio, em todos os grupos disciplinares.
Clara Sobral
Leocádia Regalo
Professoras do 8.º Grupo B

Pedem-me para recordar os anos de 1990 a 1999, como orientadora desta Escola.
Reviver todos esses anos é lembrar como, em cada ano, se constituía uma nova família que, ao longo dos anos, se ia alargando.
Na verdade eram estágios diferentes. A convivência diária muito próxima em que vivíamos levou a orientadora a transformar-se, quantas vezes, em mãe, amiga, confidente e enfermeira. Posteriormente, até madrinha para alguns.
Passados todos estes anos, foram-se assim cimentando muitas amizades que perduram.
Maria Manuel Pimentel
Professora do 8.º Grupo A