terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Comissão das Comemorações





Ao longo da sua reconhecida e prestigiosa actividade de ensino, que já atravessa três séculos, vários edifícios serviram de casa ao Liceu de Coimbra, Liceu José Falcão, Liceu Júlio Henriques, Liceu Normal D. João III, actual Escola Secundária José Falcão.Qualquer que seja a designação, cabe agora a todos os actuais actores lembrar que em 1836 foi criado por Passos Manuel o Liceu de Coimbra, instalado no antigo Colégio das Artes e na dependência da Universidade, e também lembrar que no edifício da Avenida Afonso Henriques, concluído em 1936 como sede do Liceu D. João III, funciona a actual Escola Secundária José Falcão, digna continuadora desse Liceu. Para celebrar estas efemérides foi constituída uma Comissão Executiva composta por Dr. Jorge Carvalho, professor e coordenador da Comissão, Drª Regina Rocha, professora e Presidente da Assembleia de Escola, Dr. Reinaldo Elói, professor, Drª Palmira Albuquerque, antiga professora, Senhor Álvaro Perdigão, antigo aluno, D. Maria Fernanda Fonseca, antiga funcionária, Dr. Luís Fernandes, em representação da Associação de Pais e Francisco Granjo, aluno e Presidente da Associação dos Estudantes
A Comissão Executiva das Comemorações elaborou um ambicioso programa composto por diversas iniciativas, com o objectivo de trazer para a actualidade o importante papel desempenhado pelas instituições que agora se pretendem evocar e contribuir para o reencontro de várias gerações de alunos, professores e funcionários que passaram, ao longo dos anos, por este Estabelecimento de Ensino.A primeira iniciativa das comemorações ocorreu no passado dia 30 de Setembro, com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Carlos Encarnação (Presidente da Comissão de Honra das Comemorações) e do Dr. António Almeida Santos, ex-Presidente da Assembleia da República, ambos antigos alunos do Liceu D. João III. O ilustre antigo aluno Dr. Almeida Santos proferiu uma brilhante conferência subordinada ao tema "Escola, Liberdade e Valores", que mereceu o aplauso dos antigos e actuais alunos, professores e funcionários que lotaram a capacidade do Auditório da Escola, espaço onde teve lugar a conferência.O programa das comemorações apresentou um conjunto de iniciativas que decorreram durante todo o ano civil de 2006, com a realização de exposições, palestras, conferências, debates, iniciativas de cariz musical e desportivo, concursos entre alunos, tendo o seu apogeu em 14 de Outubro de 2006 com a realização de um Sarau de Gala no Teatro Académico de Gil Vicente, onde se encontrarão várias gerações de alunos do Liceu D. João III e antigos e actuais alunos da Escola José Falcão e seus familiares.
Integrando o programa das Comemorações, destaca-se a criação da Associação dos Antigos Alunos, Professores e Funcionários do Liceu D. João III e da Escola Secundária José Falcão, tendo tido lugar a celebração da escritura notarial da criação da Associação no dia 19 de Abril, no Ginásio da Escola, pelas 17h, contando com a presença de muitos interessados na constituição da Associação, sendo a Comissão Instaladora composta por Drª Palmira Albuquerque, Senhor Álvaro Perdigão e D. Fernanda Fonseca que exercerão o seu mandato até à realização de eleições para os corpos sociais da Associação.

O Coordenador da Comissão Executiva das Comemorações
Dr. Jorge Carvalho